A Leitura do Baralho cigano

O povo cigano, de origem asiática, tornou-se peregrino devido às perseguições sofridas. Em geral, quem fazia uso dos oráculos eram as mulheres, e nenhum cigano tomava alguma atitude sem antes ouvi-las. Praticavam o jogo de dados, o jogo de espelhos, a leitura da borra de café, a leitura das mãos e das cartas.

Não se conhece muito sobre a origem do baralho cigano, mas há quem afirme que, ao passar pelo antigo Egito, os ciganos tenham tido contato com o Tarô, que era utilizado pelos sacerdotes e iniciados egípcios. Pela condição de peregrinos, os ciganos precisavam de um oráculo que lhes permitisse prever o futuro, entender o passado e saber como lidar com o presente. No entanto, o Tarô parecia muito subjetivo e seus símbolos não correspondiam ao cotidiano do cigano. Sendo assim, os ciganos criaram um novo “jogo” baseado naquele que tinham conhecido no Egito, mas repleto de símbolos ligados à sua magia e sua tradição. Este novo Tarô – conhecido como Tarô Iniciático ou Tarô Cigano – jamais foi revelado aos gajon (não ciganos). Suas lâminas eram pintadas à mão e passavam por herança de mãe para filha, o que permitiu manter o segredo até o século XX.

Por volta de 1770, uma não cigana, Madame Le Normand, mas interessada na cultura e no oráculo cigano, conseguiu uma cópia dessas lâminas e mandou imprimir, com base nelas, um baralho, ao qual chamou inadequadamente de “baralho cigano”. O seu erro foi ter confundido o verdadeiro oráculo do povo do oriente com uma versão simplificada, que os ciganos usavam quando consultavam os gajon. Mas, para manter segredo sobre seu “Tarô”, os ciganos silenciaram a respeito do engano de Me. Le Normand. Entretanto, ocultando este fato, permitiram que os gajon entrassem nesta onda mágica de prever o futuro, explicar o passado e entender o presente. O Baralho cigano é composto de trinta e seis cartas que são dispostas de várias maneiras, conforme a necessidade do consulente.

Para lidar com o Baralho devemos olhá-lo com respeito, além de procurar conhecer e entender um pouco da cultura cigana, de que é oriundo. O ritual para sua utilização é bastante importante, estando incluídos os quatro elementos: fogo, água, ar e terra. Cada um desses elementos irá atrair energias positivas, benéficas à leitura e ao ledor, protegendo-o de influências intrusas.

O Baralho Cigano reflete a direção da vida da pessoa no momento em que ela está consultando as cartas, embora também revele a profunda motivação inconsciente do passado, que contribuiu para a atual situação. A observação dos símbolos desperta o interesse, a curiosidade, o receio e a esperança: sensações que ativam o inconsciente e permitem assim, que haja retrocesso no tempo e no espaço. Através dessa viagem, vai sendo trabalhado, gradativamente, o autoconhecimento, a iniciativa e a liberdade individual. Quanto maior for a precisão com que se observa as leis do Universo e os próprios pensamentos, maior será a nitidez das verdades mostradas pelas cartas.

Cabe a quem interpreta o Baralho, produzir e conduzir essa troca mágica de energia, favorecendo essa viagem interior.

As cartas não descrevem fatos concretos de forma predestinada, ao contrário, elas apenas ilustram as influências, as oportunidades e os motivos ocultos, muitos dos quais poderão se concretizar em fatos ou pessoas.

Hoje, o Baralho Cigano é encontrado à venda em lojas esotéricas e livrarias e ocupa um lugar tão privilegiado quanto o Tarô, na sociedade. Com um pouco de prática, toda pessoa pode receber e compreender as mensagens simbólicas das cartas, que revelam dons pessoais ocultos e dão indicações futuras no que diz respeito ao plano sentimental, situações financeiras e mesmo armadilhas que devem ser evitadas. Não é necessário ser um paranormal para efetuar a leitura das cartas ciganas, mas é extremamente importante estudar seus significados e estrutura. Através desse estudo, pode-se facilitar a fluidez da intuição. Uma boa leitura deve ser resultante de uma perfeita harmonia entre a técnica de leitura do baralho e nossas faculdades intuitivas.

 

Norma Estrella
22- 99291-5458
normaestrella7@gmail.com
www.normaestrella.com.br